seja bem vindo

quarta-feira, 18 de abril de 2012

http://www.nosmulheres.com.br/destaques/9-dicas-de-como-pagar-as-contas-e-poupar-dinheiro/

9 dicas de como pagar as contas e poupar dinheiro

Gastar mais do que devia é uma situação que muitas pessoas já passaram e sabem o quanto é difícil para sair dela.
Ficar sem dinheiro na carteira, passar o mês no vermelho ou não parar de receber as temíveis cartinhas de cobrança é comum entre oitenta milhões de brasileiros, segundo a pesquisa do Banco Central que revelou a quantidade de pessoas endividadas no país.
As dívidas se não são controladas acabam virando a conhecida bola de neve e o sonho da poupança fica para planos futuros já que o consumo desenfreado, dá lugar à vida financeira descontrolada.
Porém esta situação pode acabar à qualquer momento, desde que saibamos nossos erros, limites e organizamos nossa vida financeira, centavo à centavo.
Este planejamento pode ser acessível à todos e a estabilidade financeira também, para isto conversamos com a planejadora financeira Angela Nunes, que deixou algumas dicas para você que quer quitar suas dívidas e ainda ter uma grana extra de sobra!
Comece a sua nova vida financeira, coloque em prática as seguintes dicas e diga adeus ao prejuízo!:
NM - Como sabemos se a nossa vida financeira merece maior cuidado e organização?
Angela Nunes - O princípio básico é que devemos analisar a nossa vida financeira sempre! Assim como sempre deveríamos cuidar da nossa saúde física, também deveríamos cuidar sempre da nossa saúde financeira, para que ela não “adoeça” e nos coloque numa “realidade” que não é aquela que gostaríamos de ter e não atingirmos os nossos objetivos (só para exemplificar a compra da casa própria, a educação dos filhos, viagens, uma longevidade vivida com dignidade). Para conseguir tudo isto temos que fazer o nosso planejamento financeiro e quanto mais cedo melhor.
NM - Qual tática podemos utilizar para resistir às liquidações, promoções, vitrines e shopping?
Angela Nunes:

1º.
 Estabeleça (se vc tiver recursos financeiras para tanto) qual o montante que vc pode gastar e não ultrapasse este valor!
2º. Pergunte para si mesmo, de verdade, se aquilo que vc pretende comprar é uma real necessidade ou um desejo. Lembre-se que o marketing está trabalhando fortemente para convencer vc a consumir mesmo o que não precisa.
3º. Lembre-se sempre: o cheque especial não faz parte do seu salário; o cartão de crédito não faz vc ficar rico por milagre e os parcelados têm juros sim, mesmo quando eles dizem que não tem!
NM - Como devemos fazer para organizar nossa vida financeira?
Angela Nunes - Tudo começa com um bom orçamento, onde vc liste todas as suas despesas, até a do cafezinho, para ter uma visão clara de para onde está indo o seu dinheiro!
As pessoas precisam conseguir guardar dinheiro, poupar é fundamental!
Portanto, as despesas tem que ser menores do que as receitas. Melhor ainda: estabeleça um percentual da sua renda para poupar disciplinadamente todos os meses.
NM - Qual método a mulher que está muito endividada deve tomar?
Angela Nunes - Fazer um orçamento, verificar no que ela pode reduzir despesas e realmente reduzei-las, para que as dívidas sejam pagas. Evite o cheque especial e o parcelado do cartáo de crédito porque têm as taxas de juros mais altas do mercado.
NM - Como solucionar esse problema sendo que temos contas cotidianas como: água, luz, telefone, gás… para pagar mensalmente?
Angela Nunes - Tudo começa nos controles dos seus gastos comparados as suas rendas. TEM QUE FAZER UM ORÇAMENTO e reduzir os gastos. Uma outra medida legal também é buscar criar mais renda, todo mundo tem alguma habilidade que pode gerar renda: culinária, estética, venda…
NM - Quais são as dicas que as pessoas podem ter semanalmente para economizar?
Angela Nunes - Defina um valor para gastar por dia e limite-se a este valor.
NM - Quais são as dicas mensais que as pessoas devem ter?
Angela Nunes - 1. Se vc tem pouco controle evite ir a Shopping, olhar vitrines;
2. Evite fazer as compras habituais aos poucos, o supermercado é um bom exemplo, se vc for ao supermercado constantemente vai sempre comprar alguma coisa a mais do que havia programado;
3. Tente racionalizar os gastos com luz, gás, água;
4. Se vc tem automóvel organize a sua utilização, lembre-se que o custo mensal de um carro é muito alto – seguro, IPVA, combustível, manutenção, depreciação;
5. Se vc tem o hábito de ir restaurantes evite o couvert, além de tirar o apetite, em geral equivalem de 10 a 20% do valor do prato; E uma coisa muito importante envolva toda a família no esforço de poupança.
NM - No dia do pagamento, qual é o valor indicado (porcentagem) que devemos separar para uma poupança?
Angela Nunes - No mínimo 10%.
NM - Qual é o melhor: colocar em uma poupança ou guardar o dinheiro em casa?
Angela Nunes - Sem dúvida colocar na poupança, ela rende 0,5%ao mês mais a TR O dinheiro em casa, além de não render nada, está mais disponível para ser gasto.
NM - Toda mulher adora comprar uma roupa nova, na moda, bolsa, óculos… Como fazer para sempre ter dinheiro para comprar e ter lazer, tendo que economizar e pagar as dívidas?
Angela Nunes - Tudo na vida necessita de equilíbrio e principalmente planejamento, com os recursos financeiros acontece o mesmo, temos que fazer nosso planejamento financeiro, estabelecer objetivos e prioridades, fazer um orçamento, analisar o que é prioritário, o que pode ser postergado e o que é supérfluo e pode ser reduzido ou mesmo cortado.
Lembrando que devemos fugir das dívidas!
Especialmente se o endividamento for em decorrência do puro consumo.
Fonte: Maria Angela Nunes,CFP®, sócia da Moneyplan Consultoria e planejadora financeira pessoal com a certificação CFP® (CertifiedFinancial Planner) concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação deProfissionais Financeiros (IBCPF).
Por: Jornalismo Nós Mulheres.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço é seu, faça bom uso, seja sincero e respeite a todos.
Uma palavra as vezes fala mais que mil.